domingo, 14 de julho de 2013

Terapia com Animais para autistas

Terapia com Animais

Terapia com Animais

As Intervenções Assistidas por Animais proporcionam oportunidades para a motivação, educação e benefícios terapêuticos que, comprovadamente, melhoram a qualidade de vida dos destinatários. A companhia dos animais reduz o stress, obriga a assumir responsabilidades, estimula a interação e competência social, diminui a tensão arterial.

Animal de Terapia

  • Atua como ferramenta ao serviço do terapeuta
  • É um método para fomentar a comunicação
  • É um catalisador de emoções
  • O terapeuta utiliza indiretamente a relação que se estabelece com o animal
  • Enriquece uma intervenção terapêutica mas nunca substitui nenhuma terapia 
Em todas as intervenções é utilizada uma dupla (cão/guia). O guia é um técnico de terapias assistidas por animais que tem formação no manuseamento e treino do cão. Cabe ao guia o controlo total do animal bem como assegurar que o mesmo faça as ações que lhe são pedidas de forma a ir de encontro ao pré-estabelecido com o profissional de educação sendo este o responsável pelo desenrolar de toda a atividade com o individuo.
A maioria das crianças com TDAH, dislexia e espectro do autismo têm dificuldade com o contato visual e processamento auditivo. Verificam-se resultados notáveis​​, como por exemplo, um menino de quatro anos não-verbal começar a falar depois de apenas 10 sessões.
Vemos crianças com dificuldades de aprendizagem diferentes, que eram incapazes de ler para os seus pares, começar a ler para cães de terapia.
Animais de terapia podem fazer com que um cliente se sinta totalmente seguro e amado incondicionalmente, o que abre caminhos de autoexpressão que por norma não existe permitindo o acesso à criança por parte dos terapeutas e familiares.

2 comentários:

  1. seu blog esta me ajudando com um trabalho parabéns pelo seu trabalho, eu ainda estou no 2 semestre de pedagogia, espero chegar lá, bjs Angela Binhara Stahelin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Com certeza vai ajudar sim e espero que você trabalhe com pessoas com TEA pois é muito gratificante ver os resultados obtidos quando se dedica e respeita as diferenças.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Ficarei muito feliz.