terça-feira, 16 de julho de 2013

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AUTISTAS SE DESENVOLVEREM MAIS RÁPIDO

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AUTISTAS SE DESENVOLVEREM MAIS RÁPIDO




Essas atividades para crianças autistas devem ser para o seu divertimento e para as necessidades de um maior desenvolvimento. 


Portanto, devemos primeiramente, seguir as seguintes observações:

organização do ambiente de ensino é fundamental para que crianças com autismo permaneçam na atividade proposta e sintam-se motivadas a aprender. A desorganização do ambiente, assim como a falta de planejamento das atividades, podem causar agitação na criança, desviando seu foco.
Os locais onde a criança come, aprende e se diverte devem estar claramente sinalizados, e não é conveniente manter à sua vista excesso de materiais. Se for omomento de alimentação, por exemplo, a criança deve visualizar somente a comida, retirando-se de seu alcance jogos e evitando-se que assista à televisão.
Crianças e alunos com autismo também precisam de espaços para recreação, se possível em lugares amplos e abertos, uma vez que a maioria não gosta de lugares muito fechados.
A utilização de materiais visuais, como fotografias e ilustrações, também são úteis no processo de educação de crianças com autismo, pois elas possuem grande capacidade de armazenar imagens em seus cérebros. As imagens são úteis tanto para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento da comunicação e para aumentar sua compreensão e regular seu comportamento social.
Ao ensinar à criança como cumprimentar as pessoas, por exemplo, é importante mostrar um cartaz ou fotografia de mãos se apertando.
Ao anunciar a hora do recreio, o professor pode mostrar uma fotografia do parque da escola, e ao encerrar as atividades do dia, pode mostrar uma ilustração de casa, para indicar à criança que ela agora retornará ao seu lar.




A seguir apresentamos um guia com sugestões de atividades divertidas, lúdicas e educativas para que as crianças autistas terem um desenvolvimento mais rápido.




Agende meu dia


Crianças com autismo respondem fortemente a um dia bem programado. Faça da criação da agenda um jogo com estas ideias:

- Corte imagens (de revistas ou da internet) de atividades cotidianas, como escovar os dentes e almoçar: Faça com que o seu filho crie uma agenda para o seu dia colando essas atividades em um cartaz na ordem em que ele vai realizá-las. Guie-o através desse processo, certificando-se de que ele se lembra de quais atividades vão juntas (como a hora do banho e a hora de dormir) e o tempo adequado do dia para cada atividade (café da manhã de manhã, jantar à noite). 

- Mantenha uma lista de verificação em um quadro branco. Então, à medida que seu filho complete a sua rotina diária, ele pode marcar as atividades que ele tenha terminado e verificar quais são as atividades seguintes. Este tipo de rotina será suave e confiável para ele.


Atividade Física


O desenvolvimento de habilidades motoras básicas é essencial para crianças autistas. 

Tente estas idéias de brincadeiras divertidas: 

Brinque na piscina: Deixe seu filho brincar com a água, ou cante para ele enquanto ele nada com a música. Certifique-se de ficar de olho para mantê-lo seguro. 

- Crie uma pista de obstáculos: Organize equipamentos de brincar, bambolês e cadeiras no quintal. Incentive seu filho a percorrer o caminho, praticando uma variedade de movimentos(pular uma corda, correr em um círculo ao redor do bambolê, etc.).

- Faça uma festa de dança: Toque uma variedade de estilos musicais e deixe o seu filho se mover com a música. Dance com ele, para que ele possa ver o que fazer e não se sinta sozinho durante a atividade.


Jogos para a mente


Tente estas atividades para manter seu filho pensando e crescendo:

Obtenha um recipiente grande de plástico, e coloque um brinquedo pequeno dentro: Em seguida, encha o recipiente com arroz ou feijão, e faça com que o seu filho cave para encontrar o brinquedo. Ele pode fazer um pouco de bagunça, mas ele vai se divertir.

Faça esculturas: Faça barro em casa ou compre em uma loja e deixe a criança moldá-lo e quebrá-lo do jeito que ela escolher. 

Explore seu mundo: Leve seu filho para uma caminhada e deixe-o ver o mundo ao seu redor. Visite um museu onde se pode encontrar algo que chame a sua atenção, ou ande pela natureza e observe todas as criaturas e plantas que encontrar.

Fontes:  Desafiando el autismo
http://www.ehow.com.br/atividades-divertidas-criancas-autismo-estrategia_8591/

5 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas vou explorar mais seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, fiquei feliz que tenha gostado, fique vontade , o espaço é nosso.Beijos

      Excluir
  2. Ah sou de Maceió, se os profissionais daqui tivessem o seu profissionalismo, meu neto tava longe!

    ResponderExcluir
  3. Penso que agora os profissionais vão se voltar para esse trabalho e respeito para com nossos anjos azuis, não perca a esperança, juntos vamos conseguir uma educação de qualidade para os autistas.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola sou Angolana e professora de psicologia das N.E.E chamo-me Janice Neves ,a um tempo atrás venho investigando a problemática de crianças autistas em meu país e através de minha experiência como professora poder ajudar as crianças com esta patologia uma vez que a maioria delas em meu país não são atendidas em uma instituição escolar. Pois ainda precisamos de professores formados em esta área .Agradeço o trabalho que tem feito pois aprendo muito lendo seu blog
    Por favor envia-me teu e-mail para poder entrar e contacto contigo. bj

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ficarei muito feliz.