sábado, 13 de julho de 2013

Atividades - Son Rise


Pasted Graphic
Interesses: Cócegas, suspense, vozes de personagens, máscaras, personagem favorito de sua criança (por exemplo, o Pablo do desenho animado dos Backyardigans).
Metas principais: Comunicação verbal. Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto): O adulto veste uma máscara, age e fala como o Pablo - personagem dos Backyardigans favorito da criança - enquanto faz cócegas na criança.
Solicitação (o papel da criança): A criança falar a palavra “Cócega” para pedir que o adulto faça cócegas nela.
Estrutura da atividade: O adulto fantasiado informa que ele agora é o Pablo, imita a voz e os trejeitos do personagem e, com animação, anuncia que vai fazer cócegas na criança. Se a criança permitir a aproximação do adulto, ele faz cócegas nela sem pedir nada em troca, apenas faz cócegas e nomeia sua ação dizendo de forma clara e divertida a palavra “Cócega!”. O adulto estabelece uma atividade cíclica em que ele faz cócegas por alguns momentos, afasta-se fazendo suspense e.... Leia Mais



Pasted Graphic
Interesses: Brincadeiras físicas, ser puxado sobre um colchonete, rodar, cócegas, massagens, bolhas de sabão, personagens favoritos de sua criança (por exemplo, os carros McQueen e Mate, da animação “Carros”, da Disney).
Metas principais: Comunicação verbal. Desenvolver período de atenção compartilhada de 10min ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto): Levar a criança para passear pelo quarto sobre um colchonete, edredom, lençol ou lycra, com ou sem travesseiro. Você, utilizando o colchonete, representará o personagem McQueen, que levará a criança para variados tipos de passeios no quarto e estacionará em diferentes locais da cidade, como o Lava-Rápido (massagem), a Sorveteria de Pistache do Mate (cócegas) e o Trator das Bolhas (bolhas de sabão).
Solicitação (o papel da criança): Falar a palavra “passear” para pedir por mais passeio no carro do McQueen.
Estrutura da atividade: Você pode se caracterizar de McQueen vestindo-se de vermelho e prendendo um cartaz do McQueen em sua camiseta. Se você tiver uma caixa ... Leia Mais



Pasted Graphic 4
Interesses: Bolhas de sabão, movimentos corporais amplos, onomatopeias, efeitos sonoros, expressões faciais exageradas, suspense, animais.
Metas principais: Comunicação verbal. Contato visual. Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto): Fazer bolhas de sabão e, com suspense e animação, manusear o fantoche do sapo para que ele “coma” as bolhas.
Solicitação (o papel da criança): Falar a palavra “Bolha”. Em algumas regiões brasileiras a bolha de sabão é chamada de bola de sabão. Se sua criança reside em uma destas regiões, modele e solicite que ela tente falar a palavra “Bola”.
Preparação da atividade: Traga um potinho de fazer bolhas de sabão e um fantoche de sapo para o quarto. Se o fantoche for daqueles que abrem a boca, fica mais interessante ainda!
Estrutura da atividade: Apresente o potinho de bolhas e comece a soprar bolhas para a criança. Se ela se interessar, faça mais bolhas. Modele a palavra com a qual a criança poderá pedir por mais bolhas de sabão: você diz “Bolhas” diversas... Leia Mais



Pasted Graphic 6
Interesses: Canções infantis, gestos com os dedos para acompanhar as canções, danças, programas de TV, vídeos ou DVDs (por exemplo, o DVD educativo do Coelho Sabido, vídeos musicais da Galinha Pintadinha, etc).
Metas principais: Contato visual. Imitação e participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto): Ser um coelho que canta as canções infantis favoritas da criança dentro de uma tela de TV de papelão. Fazer gestos com os dedos e mãos para acompanhar a letra das canções.
Solicitação (o papel da criança): Olhar nos olhos do adulto para demonstrar interesse na continuidade da atividade interativa.
Preparação da atividade: Confeccione uma TV de papelão. Utilize uma caixa de papelão com dimensões de cerca de 50cm X 50cm X 40cm de forma que na tela de sua TV (buraco na caixa) caibam a sua cabeça, parte do busto e suas mãos. Você pode colar alguns círculos coloridos de papel ou E.V.A abaixo da tela representando os botões da TV de volume e de canais. Orelhas de coelho feitas de papel ou tecido ajudam a caracterizar seu personagem.
Estrutura da atividade: Entre na TV vestido de coelho e explique que você... Leia Mais



Pasted Graphic 7
Interesses: Brincadeiras físicas, pular, rodar, cair, balançar, massagem com diferentes pressões, andar de cavalinho nas costas do adulto, jogar objetos para cima e vê-los cair.
Metas principais: Desenvolver atenção compartilhada de 15 minutos ou mais. Flexibilidade. Participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto): Oferecer 6 diferentes ações motivadoras para a criança de acordo com a faceta sorteada de um dado gigante
PULAR: Ajudar a criança a pular bem alto a segurando pelo tronco, ou segurando em suas mãos enquanto ela pula em uma pequena na cama elástica, ou ainda pulando sentada em cima de uma bola de Pilates ou fisioterapia.
RODAR: Girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.
CAIR: Levantar a criança e gentilmente deixá-la cair em segurança sobre um conjunto de almofadas, pufes ou colchões.
BALANÇAR: Balançá-la em seus braços para uma lado e para outro, ou balançá-la para frente e para trás em seu colo enquanto vocês estão sentados em uma bola de fisioterapia, ou ainda balançá-la em uma rede no quarto.
APERTAR: Oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidades de pressão nas diversas partes do corpo da criança.
CAVALO (ou PASSEAR): Levar a criança para andar de cavalinho em suas costas.
Solicitação (o papel da criança): Jogar o dado gigante.
Preparação da atividade: Confeccione um cubo grande... Leia Mais



Pasted Graphic
Interesses: Animais, meios de transporte, efeitos sonoros e onomatopeias.
Metas principais: Acompanhar e compreender uma sequência narrativa. Participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto): Contar uma história para a criança utilizando a sequência narrativa de um livro caseiro personalizado. Utilizar sua expressividade facial, corporal e de voz em breves encenações para ajudar a criança a manter-se atenta e motivada durante toda a história. Oferecer opções de cartões para que a criança complete a história.
Solicitação (o papel da criança): Escolher o cartão que completará cada trecho da história do livro.
Preparação da atividade: Confeccione um livro personalizado utilizando papel de tamanho A3 e deixe espaços em branco no texto para que cartões possam ser encaixados de forma a completar a história. Confeccione de 2 a 4 cartões diferentes como opções para cada espaço em branco. Os cartões podem conter apenas fotos/desenhos, conter fotos/desenhos e palavras, ou apenas palavras, dependendo do estágio de desenvolvimento das habilidades cognitivas de sua criança. Plastifique tanto o livro como os cartões e cole um fita de Velcro no verso dos cartões e nos trechos em branco do livro para que os cartões possam ser encaixados desta forma. Abaixo um exemplo de história e de cartões... Leia Mais



Pasted Graphic 1
Interesses: Personagens favoritos da criança, responder a perguntas, demonstrar seu conhecimento (ser o perito), programas de perguntas da televisão.
Metas principais: Desenvolver interesse em informações pessoais. Flexibilidade.
Ação motivadora (o papel do adulto líder): Ser um apresentador de programa de televisão que sorteia e lê o cartão com as dicas de cada charada para os 2 participantes.

Modelo social (o papel do adulto assistente ou da 2a criança): Ser um dos participantes do jogo e, com animação, atender às instruções do líder ouvindo as perguntas e tentando adivinhar a charada em sua vez, agindo como o modelo para a sua criança. 
Solicitação (o papel da criança): Ouvir as perguntas e tentar adivinhar a charada, seguir as regras do jogo, alternar a vez.

Preparação da atividade: Confeccione uma série de cartões. Cada cartão contém 10 dicas referentes a uma pessoa ou um personagem a ser adivinhado. As pessoas podem ser personalidades do mundo, familiares, amigos ou personagens de filmes, animações, livros ou gibis. Utilize acessórios divertidos para se caracterizar como um apresentador de... Leia Mais



Pasted Graphic 10
Interesses: Suspense, comédia pastelão, encontrar objetos escondidos, tesouros, personagens favoritos da criança (por exemplo, a turma do Peter Pan).
Metas principais: Participação física em jogo simbólico. Flexibilidade – participação em jogo com diversas etapas, estrutura complexa e um conjunto de regras. Desenvolver período de atenção compartilhada de 20 minutos ou mais. Solução de problemas. Comunicação verbal.
Preparação da atividade: Confeccione um mapa do tesouro. O mapa consiste no tracejado de um caminho que passa por cerca de 5 ou 6 lugares imaginários antes de se chegar ao esconderijo do tesouro. Cada lugar tem um nome e uma figura pictórica representativa. Numere os lugares de acordo com a sequência a ser seguida no mapa. Por exemplo, o trajeto do mapa tem o início no lugar 1, que é casa da Wendy. O lugar 2 pode ser a árvore oca onde os meninos perdidos moram, o lugar 3 a aldeia dos índios, o lugar 4 o barco do Capitão Gancho, o lugar 5 a parte do mar onde mora o crocodilo Tique-Taque, e o lugar 6 a gruta do tesouro.
Confeccione também, antes da sessão, 6 pistas escritas em tiras de ... Leia Mais



Pasted Graphic 12

Interesses: Conquista de objetivos, demonstrar seu conhecimento (ser o perito) em seu assunto favorito, suspense/antecipação, aventuras com os personagens favoritos (por exemplo, a turma do Batman).
Metas principais: Flexibilidade – ajudar a criança, o adolescente ou o adulto a participar de um jogo com diversas etapas, estrutura complexa e um conjunto de regras. Desenvolver período de atenção compartilhada de 20 minutos ou mais. Participação física em jogo simbólico. Comunicação verbal.
Preparação da atividade: Desenhe em uma cartolina o caminho do jogo todo dividido em casinhas nas quais os jogadores moverão suas peças. Inclua um início e um fim. Pinte as casinhas com 3 cores diferentes alternadas. Plastifique o tabuleiro para que ele fique mais resistente e para que possa ser reutilizado em outras sessões com outras temáticas. Cole figuras em alguns pontos do caminho para representar a aventura do Batman, como a Bat Caverna, o Batmóvel, a Mulher Gato, o esconderijo do Charada.
Confeccione até 30 cartões divididos em 3 categorias representadas pelas... Leia Mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ficarei muito feliz.