Como Reconhecer os Sinais do Autismo
2 Métodos:Reconhecendo os sinais do autismo em crianças pequenasIndentificando sinais de autismo em crianças mais velhas
As crianças menores de um ano podem exibir indicadores do transtorno do espectro autista (TEA). Esses sinais são frequentemente difíceis de distinguir, e os pais podem confundi-los com problemas de audição. Alguns bebês podem apenas ter uma perda de audição ou simplesmente ter um desenvolvimento tardio. Se o seu filho estiver mostrando alguns sintomas do autismo, você deve solicitar uma avaliação com o pediatra.[1]. O médico poderá avaliar o bebê e acompanhar seu progresso. O autismo oficial ocorre quando a criança alcança os 18 meses de idade, mas elas devem ser avaliadas para atrasos de desenvolvimento gerais já aos 9 meses. O diagnóstico precoce é importante para o desenvolvimento do bebê.[2]
Método 1 de 2: Reconhecendo os sinais do autismo em crianças pequenas
- 1Observe a expressão facial do bebê. Aos 7 meses de idade, os bebês típicos expressam felicidade e sorriem. [3][4]
- O primeiro sorriso de um bebê, frequentemente ocorre antes mesmo dos 3 meses.
- Se um bebê não segue os objetos com os olhos até os 3 meses, este poderia ser um indicador muito precoce do autismo.
- Observe as outras expressões faciais.
- Aos 9 meses de idade, os bebês se comunicam exibindo certas expressões como caretas, apontando e sorrindo para demonstrar o humor.
- 2Observe quando ele começar a balbuciar. Os bebês neurologicamente normais vão começar a balbuciar ao atingir 7 meses de idade ref>http://www.parents.com/baby/health/autism/autism-month-by-month-guide/</ref>[5]
- O ruído pode não fazer nenhum sentido.
- É comum que os bebês façam sons repetitivos, mas os bebês autistas farão diferentes sons e ritmos.
- Aos sete meses, as crianças não-autistas são capazes de rir e chiar.
- 3Considere quando a criança começar a falar. Algumas crianças autistas experienciam um atraso na fala ou nunca aprendem a falar. Cerca de 15-20% das pessoas autistas nunca falam,[6] embora isso não signifique que elas não se comunicam.
- Ao um ano de idade, as crianças não-autistas são capazes de dizer uma só palavra, como "mamãe" e "papai".
- Aos 2 anos de idade, a maioria das crianças são capazes de juntas algumas palavras. Uma criança típica de 2 anos de idade deve ter um vocabulário de mais de 15 palavras.
- 4Confira a resposta de seu filho para a linguagem e jogos. Uma criança autista pode não responder ao seu próprio nome ou evitar brincadeiras com os outros.[7][8]
- Aos sete meses, uma criança típica responde a jogos simples como esconde-esconde.
- Uma criança autista não responde ao seu próprio nome ao atingir a idade de um ano.
- Aos 18 meses, uma típica criança vai começar a jogar jogos de inventar, como fingir que alimenta uma boneca. As crianças autistas tendem a não brincar dessa forma e podem parecer sem imaginação para os espectadores.
- Aos dois anos de idade, as crianças não-autistas vão imitar suas palavras e ações.
- Preste atenção à regressão da fala. Algumas crianças alcançar seus marcos e depois perdem as habilidades em uma idade mais avançada.
- 5Examine os movimentos do seu filho. Tipicamente, um bebê vai tentar alcançar um objeto aos 7 meses de idade. Coloque um brinquedo fora do alcance do seu filho para ver se ele vai tentar pegá-lo[9][10]
- Os bebês de sete meses de idade vão tentar atrair sua atenção com os movimentos. As crianças autistas podem ser menos ativas.
- Por volta dos 6 meses de idade, as crianças devem virar a cabeça para os sons. Se o seu filho não fizer isso, ele pode ter um problema de audição ou o primeiro sintoma de autismo.
- Muitos bebês começam a acenar "tchau-tchau" e apontar para os objetos que eles querem aos 12 meses de idade.
- Se o seu filho ainda não começou a andar ou engatinhar aos 12 meses, essa é uma deficiência de desenvolvimento muito séria.
- Até 1 de idade, a maioria dos bebês vai começar a usar gestos, como balançar a cabeça para dizer "não".
- Se o seu filho não andar até os 2 anos de idade, ele definitivamente deve ser avaliadao para o autismo e outras deficiências.
- 6Procure por sinais de autoestimulação. A autoestimulação serve para uma variedade de propósitos: desde se acalmar até expressar emoções. Se a sua criança balança as mãos, sacode o corpo ou gira em círculos constantemente, este é um sinal provável de autismo.
Método 2 de 2: Indentificando sinais de autismo em crianças mais velhas
- 1Observe a interação da criança com os outros. As crianças autistas podem não desenvolver amizades com colegas. Elas podem querer formar amizades mas não sabem como ou simplesmente não se importam.[11]
- Às vezes, elas têm dificuldade em compreende e reagir aos sentimentos dos outros.
- As crianças autistas podem não querer participar de atividades em grupo, seja porque é difícil ou porque elas não estão interessadas.
- As crianças autistas pode ser incomuns quanto ao espaço pessoal: algumas podem resistir ao toque ou não compreenderem o significado de espaço pessoal.
- Outro sintoma de autismo é quando uma criança não responde bem ao ser consolado quando está se sentindo angustiado.
- 2Observe a comunicação não verbal da criança. As crianças autistas podem se sentir desconfortáveis com o contato visual[12]
- Elas podem ter uma expressão facial plana ou apresentarem experiências exageradas.
- Crianças autistas podem não compreender ou responder aos sinais não verbais das outras pessoas.
- As pessoas autistas podem não usar ou terem dificuldade para interpretar gestos.
- As crianças autistas muitas vezes não apontam para objetos ou respondem aos outros apontando.
- 3Preste atenção à comunicação verbal do seu filho. As crianças que não desenvolvem a fala ou têm discurso atrasado podem ser autistas.[13]
- As crianças autistas que falam podem usar uma voz plana ou monótona.
- Algumas crianças autistas usam a ecolalia, ou a repetição de palavras e frases, para se comunicar e se concentrar.
- Reversão de pronomes (usar "você" em vez de "eu") é outra característica comum das crianças que têm TEA.
- Muitas pessoas autistas não entendem piadas, sarcasmo ou provocação.
- Algumas pessoas autistas podem desenvolver a fala mais tarde ou nem a desenvolver. Essas pessoas podem viver uma vida feliz e funcional utilizando a comunicação alternativa, como digitação, linguagem gestual ou usando a troca de imagens. A intervenção precoce pode ajudar uma criança autista a aprender a usar essas ferramentas.
- 4Determine se seu filho tem interesses especiais. Fascinação com um tópico, como jogos de computador ou placas de carro, pode indicar autismo.[14] As pessoas autistas se fascinam com aspectos específicos, estudando-os apaixonadamente e compartilhando informações com quem quiser ouvir (com entusiasmo ou não).
- As pessoas com autismo muitas vezes se tornam fascinadas com a memorização de fatos categorizados e figuras.
- 5Considere se os interesses do seu filho são considerados "adequados à idade." O desenvolvimento emocional das pessoas autistas difere do desenvolvimento das outras crianças, e isso pode fazer elas gostarem de coisas diferentes.[15]
- Não se surpreenda se uma criança de 12 anos gostar de ler literatura clássica para se divertir e assistir desenhos animados para crianças pequenas. Eles podem ser mais ou menos desenvolvidos em alguns aspectos.
- 6Observe como seu filho brinca. As crianças autistas tendem a jogar de forma diferente do que as outras crianças,[16] concentrando-se mais na sistematização do que no jogo imaginário. Elas podem mostrar aptidão incomum com brinquedos de montar.
- As crianças autistas podem se fixar em uma parte de um brinquedo, como as rodas.
- Um sinal de autismo é alinhar os brinquedos em diferentes padrões.
- Organizar as coisas não indica necessariamente uma falta de imaginação. As crianças autistas podem ter intensos mundos interiores que não são facilmente detectados pelos adultos.[17]
- 7Preste atenção em como a criança reage a estímulos sensoriais. Muitas crianças autistas têm transtorno de processamento sensorial, uma condição na qual os sentidos possam s ser hipersensíveis ou hiposensíveis. [18]
- Uma criança com transtorno de processamento sensorial pode facilmente se tornar oprimido quando superestimulado.
- Observe se seu filho se esconde de coisas barulhentas (por exemplo, o aspirador de pó), quer ir embora dos eventos cedo, tem problemas para se concentrar quando há distrações, está constantemente ativo ou fica chateado em áreas barulhentas ou aglomeradas.
- Algumas crianças autistas reagem estranhamente a cheiros fortes, cores brilhantes, texturas inusitadas e ruídos específicos.
- Crianças com transtorno de processamento sensorial frequentemente têm colapsos ou agem de forma estranha quando são muito estimulados.
- 8Tome nota de colapsos. Eles são semelhantes a acessos de raiva, mas não são de propósito e não podem ser suprimidos depois de terem começado.[19] Eles ocorrem quando o estresse acumulado explode à superfície. Às vezes, eles são acionados pela sobrecarga sensorial.
- 9Examine a rotina do seu filho. Muitas crianças autistas precisam de rotinas para se sentirem seguras, e ficarão muito angustiadas se a rotina for interrompida. Por exemplo, sua filha pode insistir em sentar na mesma cadeira no jantar todas as noites ou pode insistir em comer os alimentos em uma ordem particular.
- Muitas pessoas autistas seguem rotinas ou rituais específicos quando estão brincando ou fazendo determinadas tarefas, e as crianças autistas podem ficar muito chateadas se houverem alterações nessa rotina.
- 10Preste atenção aos erros sociais. Embora todas as crianças possam fazer coisas rudes ou impróprias, as pessoas autistas as farão com mais frequência, e agirão com surpresa e pedirão desculpas quando forem avisadas do comportamento impróprio. Isso ocorre porque as pessoas autistas não aprendem as normas sociais tão facilmente, e podem precisar ser ensinadas explicitamente sobre o que é adequado ou não.
- 11Observe outros sintomas. O autismo é uma deficiência complexa que afeta cada pessoa de forma diferente. Aqui estão alguns exemplos de sintomas que algumas pessoas autistas têm:[20]
- Hiperatividade
- Impulsividade
- Curto período de atenção
- Agressividade
- Autolesão
- Birras ou colapsos
- Hábitos alimentares ou de sono incomuns
- Humor incomum ou reações emocionais
- Medo ou falta de medo, ou medo extremo de situações inofensivas
Dicas
- Pesquise o autismo e as deficiências relacionadas cuidadosamente antes de tirar conclusões precipitadas. Por exemplo, o que parece ser o autismo pode ser um transtorno de processamento sensorial.
- Algumas crianças experienciam um desenvolvimento tardio e têm atrasos normais.
- Se estiver preocupado que seu filho está exibindo alguns desses comportamentos, leve-o para uma avaliação com o pediatra.
- A intervenção precoce tem ajudas as crianças autistas a conseguirem frequentar salas de aula comuns e na interação com os colegas.
- Dê-se um tempo para refletir, ajustar e lidar com a situação.
- Ao contrário da crença popular, o autismo não irá destruir a vida da criança ou de sua família.[21] Tudo vai dar certo.[22]
Avisos
- Nunca a concorde com uma terapia que você se sentiria desconfortável em oferecer a uma criança neurologicamente normal ou que tenha sido classificada como tortura (por exemplo, a terapia de eletrochoque).
- Tenha cuidado com as campanhas antiautismo e organizações, já que elas podem espalhar mensagens destrutivas que ferem a autoestima do seu filho. Pesquise uma organização de autismo cuidadosamente antes de expor a criança à ela.
wikiHows Relacionados
Fontes e Citações
- Mayo Clinic: Sintomas do autismo
- ASAN: Sobre o autismo
- Mês da aceitação do autismo: O que é o autismo? (contém links para recursos)
- Links de recursos para os pais
- Cynthia Kim: Cenas de uma infância autista. Advogada autista dá exemplos de como o autismo é na vida diária.
- O que é o autismo?: Experiências pessoais
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/screening.html
- ↑ http://www.parents.com/baby/health/autism/autism-month-by-month-guide/
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html
- ↑ Autism Acceptance Month: Myths About Autism
- ↑ http://www.parents.com/baby/health/autism/autism-month-by-month-guide/
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html
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- ↑ Cynthia Kim: Chronologically Out of Step
- ↑ Cynthia Kim: The Importance of Play
- ↑ [1]
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html
- ↑ Cynthia Kim: Anatomy of a Meltdown
- ↑ http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/signs.html
- ↑ http://thecaffeinatedautistic.wordpress.com/2013/01/14/they-were-wrong/
- ↑ http://thecaffeinatedautistic.wordpress.com/2013/02/20/to-the-parents-of-newly-diagnosed-autistics/
- Fonte:http://pt.wikihow.com/Reconhecer-os-Sinais-do-Autismo
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