segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Como ajudar uma Criança com Autismo

Há muitas visões diferentes sobre como disciplinar uma criança. Pode ser difícil para os pais determinarem a melhor forma de lidar com o comportamento indesejado do seu filho. Isso pode ser ainda mais difícil quando a criança tem transtorno do espectro autista. É importante que, sendo o pai de uma criança com autismo, você reconheça que a disciplina é mais do que punir uma criança pelo seu comportamento “inadequado”. Disciplina, de fato, é quando os pais tentam implementar estratégias para modificar o comportamento indesejado da criança. Leia abaixo o Passo 1 para aprender mais sobre como você pode disciplinar uma criança com autismo.
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Método 1 de 4: Criando uma Rotina Para Reduzir a Necessidade de Disciplina

É importante garantir que os passos seguintes sejam mantidos regularmente, porque é difícil implementar uma estratégia para disciplinas uma criança autista se houver inconsistências na disciplina ou supervisão inadequada da criança.
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    Tenha uma rotina e uma estrutura estabelecida. Estabeleça os lugares onde as atividades devem ocorrer. Uma rotina geral na vida de uma criança é essencial para que eles tenham o senso de como é o mundo, o que pode ser confuso para alguém que tem autismo. Quando você criar uma rotina, você também poderá estreitar os motivos pelo qual seu filho pode estar se comportando mal.
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    Use horários com figuras para criar ordem. Isso ajuda a explicar qual atividade a criança fará em seguida. Esses horários com figuras são ótimos instrumentos que os pais podem usar para orientar algumas crianças com autismo pelas diferentes atividades que acontecerão durante o dia. Também ajuda a melhorar a estrutura na vida da criança, particularmente quando uma criança com autismo tem dificuldades de manter uma visão geral de suas atividades diárias. Algumas ideias de uso dos horários com figuras incluem [1]:
    • Você e seu filho podem monitorar as atividades marcando as atividades completas.
    • Você e o seu filho podem deixar um relógio perto das atividades para determinar o tempo para cada atividade.
    • Ajude o seu filho a desenhar essas figuras para que ele sinta uma conexão com as imagens.
    • Mantenha as imagens em um livro ou em um quadro ou parede para que o seu filho possa tê-las como referência quando quiser.
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    Seja consistente com os horários. Lembre-se de que enquanto você precisa ser firme e consistente, você precisa também ser flexível quando for preciso. Ser inflexível pode reforçar um comportamento indesejado no seu filho. Todos os envolvidos no cuidado da criança precisam ser consistentes em relação aos horários das atividades do dia, assim como em relação ao regime de disciplina da criança.[2]
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    Adapte seus horários de formas pequenas quando seu filho crescer.Enquanto os horários devem permanecer relativamente consistentes, isso não significa que não há espaço para o desenvolvimento das atividades e da disciplina quando o seu filho tiver uma progressão natural no desenvolvimento e crescimento como um indivíduo.
    • Por exemplo, você pode ter marcado exercício depois do almoço. No entanto, se o seu filho ficar com dor de barriga toda vez, eles podem começar a agir mal antes de cada sessão de exercício. Isso não significa que você prosseguir com a atividade agendada com medo de que isso vai ‘confundir’ seu filho se a agenda for alterada. Em vez disso, as coisas podem ser alteradas para melhor atender as necessidades do seu filho. Assim, a agenda pode ser alterada de forma que o exercício venha antes do almoço. A troca dessa atividade deve ser comunicada a todos os cuidadores para garantir a consistência da sua realização por todos.
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    Garanta que há supervisão suficiente para o seu filho. Isso inclui reconhecer quando e onde seu filho precisa de um descanso (por exemplo, depois da escola). O descanso é particularmente relevante quando seu filho sente que há muitas coisas para fazer e seus sentidos ficam sobrecarregados. Quando o seu filho ficar estressado ou chateado devido a essa sobrecarga, isso é um indicativo de que há uma necessidade para o descanso. Para administrar isso, simplesmente leve o seu filho para um lugar conhecido e calmo e deixe-o relaxar em um ambiente simples debaixo de sua supervisão.
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    Seja paciente. Às vezes, você pode ficar frustrado quando tenta entender o comportamento do seu filho, mas é importante se lembrar de que a paciência é a chave. Seu filho autista levará algum tempo para aprender que esses comportamentos indesejados precisam parar.
    • Lembre-se de que algumas crianças autistas mostram problemas auditivos, problemas sensoriais visuais ou problemas sensoriais táteis. Então quando eles não estão prestando atenção a você ou parecem não estar ouvindo e fazendo o que você diz, não chegue imediatamente à conclusão de que eles estão fazendo isso para lhe irritar deliberadamente.
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    Não grite com seu filho. Gritar com seu filho, tentando ser autoritário, pode deixá-lo ansioso e confuso, e ele pode expressar seu desconforto com comportamentos inadequados. Quando uma criança com autista está ansiosa, ela mostra através do comportamento. Ela se torna inquieta e agitada. Ela começa a mostrar birra no temperamento gritando. Portanto, é importante que você mantenha a voz baixa, mesmo se você estiver frustrado.[3]
    • Eles também podem mostrar comportamentos de auto lesão, como bater a cabeça contra algo.
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    Resolva qualquer problema médico ou de sono. Se o seu filho não estiver dormindo o suficiente ou estiver sofrendo de dores ou doenças, é natural que eles expressem seu desconforto, o que pode ser mal interpretado como um “comportamento problemático”.
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Método 2 de 4: Estratéfgias Específicas de Disciplina

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    Crie um relacionamento direto entre a disciplina e o comportamento problemático. É muito importante disciplinar seu filho imediatamente depois que o mau comportamento ocorreu. Às vezes, pode ser inteligente, como um pai, escolher suas batalhas. Se você esperar muito tempo para punir seu filho, ele pode ficar confuso em relação ao motivo pelo qual ele está sendo punido. Se passar muito tempo e seu filho não puder atribuir a punição ao comportamento específico, é melhor deixar o problema passar.[4]
    • Se o seu filho aprender bem através de táticas visuais, crie uma série de figuras que explicam como o mau comportamento leva à punição e como o bom comportamento leva a recompensas. Isso ajudará o seu filho a entender a relação entre o mau comportamento e a disciplina.
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    Tenha diferentes níveis de disciplina. Não mantenha apenas uma punição ou um tipo de punição. Deve haver uma por meio da qual a punição é administrada de acordo com a gravidade do comportamento.
    • Os meios de disciplina que você adotar devem depender da gravidade do problema. O autismo não é apenas um transtorno. É um espectro de transtornos. Então todas as crianças e todos os problemas de comportamento não têm uma única solução. É necessário lidar com eles de formas diferentes dependendo da criança e da gravidade do problema.
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    Saiba que a consistência na disciplina é essencial. Seu filho precisa fazer a associação que o comportamento indesejado levará a resultados indesejados, e que esses resultados acontecerão, não importa quem aplica a disciplina.[5]
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    Escolha as formas de disciplina que você acha que funciona melhor com seu filho. Uma vez que você tenha entendido qual disciplina funciona melhor com seu filho, escolha várias e as mantenha. Por exemplo[6]:
    • Taticamente ignorar comportamentos para desafiar ou chamar sua atenção e birra. Isso inclui a ausência de contato visual e de reação física ou verbal. Isso passa para a criança a mensagem de que o seu comportamento não é aceitável e que comportamentos indesejados são ignorados. Essa tática é mais bem aplicada para crianças gritando e de mau humor.
    • Procedimento de contagem: quando o seu filho começar a fazer birra, você diz: “Sem chorar” (ou alguma outra coisa com significado semelhante). Depois comece a contar em voz alta imediatamente, mas pare assim que a criança começar a birra novamente. Repita “Sem chorar”. Recomece a contagem cada vez que a criança parar. Quando você chegar ao número combinado, por exemplo, 10 ou 20, pergunte para a criança: “O que você quer?”
    • Use a perda de recompensas como uma disciplina. Se o seu filho está se comportando inadequadamente, a perda de uma recompensa pode ser considerada uma forma de punição por essa criança.
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    Entenda que você deve ficar confortável ao realizar em público o tipo de disciplina que você escolher. Assim, surrar ou bater como forma de disciplina não é recomendado. Você pode se sentir confortável ao bater no seu filho em casa, mas se você não quiser fazer isso em público, isso ensina ao seu filho onde esses comportamentos são aceitáveis (fora de casa). Além disso, crianças com autismo podem ficar frustradas ou com raiva facilmente. Uma das formas de expressar essa frustração é com violência. Responder à violência com mais violência pode reforçar no seu filho que não há problema em se tornar violento quando ficar chateado.[7]
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    Evite rotular seu filho como “mau” ou “errado”. Aponte o comportamento incorreto do seu filho de uma forma que o encoraje a agir corretamente. Por exemplo, diga a ele:
    • “Eu entendo que você esteja muito chateado com o que aconteceu, mas essa gritaria é...”
    • “Eu acho que você está fazendo isso porque…”
    • “Vamos encontrar um jeito para você expressar a sua preocupação de uma forma melhor...”
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    Lembre-se de que muita ‘disciplina’ envolve o encorajamento do comportamento certo do seu filho em vez da punição ao comportamento errado. Trabalhe com o seu filho para identificar o que é aceitável e apresente a ele alternativas que sejam aceitáveis (como indicado acima). Quanto mais você reforçar os comportamentos bons, com mais frequência eles serão aplicados pelo seu filho. Se os comportamentos continuarem, pode ser benéfico consultar um especialista em comportamento para expressar suas preocupações.[8]
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Método 3 de 4: Criando um Sistema de Recompensas

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    Crie um sistema de recompensas que se relacione diretamente ao comportamento bom. Semelhantemente à punição, seu filho precisa entender que, como um resultado direito do comportamento adequado, ele receberá uma recompensa. Com o tempo, isso cria uma alteração no comportamento dele, e pode ajudar a disciplinar seu filho.[9]
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    Coloque em ordem as atividades que o seu filho gosta mais e qual ele gosta menos. Estabeleça os graus nos quais o seu filho gosta de diferentes atividades ou recompensas aos que ele gosta um pouco ao que ele gosta mais. Crie uma lista para monitorar essa ordem. Você pode usar essas atividades para recompensar um comportamento desejado ou quando eles pararem de ter um comportamento negativo em particular ou inadequado.
    • Embora isso possa parecer um “suborno” inicialmente, não é tanto quando aplicado corretamente. A aplicação do sistema de recompensa precisa ser baseado em recompensar o comportamento correto da criança em vez de usá-lo esperando que a criança pare de fazer ações indesejadas.
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    Seja aberto a novas ideias sobre disciplinar e recompensar seu filho. Cada criança é diferente e cada criança com autismo é diferente. O que pode ser considerado uma punição ou “chato” para uma criança pode ser uma recompensa para uma criança com autismo e vice-versa. Portanto, é essencial ser criativo e aberto a novas ideias para os conceitos de punição e recompensa na área da disciplina.[10]
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    Estabeleça um sistema de recompense. Há várias formas de fazer isso, mas os dois melhores sistemas de recompensa incluem:
    • Criar uma tabela de comportamento na qual o bom comportamento é recompensado por uma marcação na tabela. Se a criança receber marcas suficientes na tabela, ela ganha a recompensa.
    • Sistemas de recompensa com símbolos são bem comuns. Essencialmente, o bom comportamento é recompensado com um símbolo (um adesivo, etc). Esses símbolos depois podem ser trocados por recompensas. Esse sistema é geralmente designado por um contrato com a criança em relação ao seu comportamento e, dessa forma, pode ser difícil de ser implementado em crianças mais novas.
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    Faça elogios ao seu filho. Sempre ofereça recompensas junto com elogios (elogie primeiro e depois dê a recompensa) – isso encoraja a criança a fazer essa ação novamente. Fale com um tom baixo quando for recompensar seu filho. Falar muito alto pode estimulá-lo demais ou chateá-lo. Elogie o esforço em vez de o resultado. Isso inclui elogiá-lo por trabalhar pelo seu objetivo. Reconhecer a persistência do seu filho e os seus esforços tem mais valor para uma criança autista do que o resultado.
    • Mostrar sinceridade e prazer no comportamento correto do seu filho aumenta a frequência desses comportamentos.
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    Dê recompensas sensoriais ao seu filho. Há algumas vezes mais difíceis de administras uma recompensa, mas uma boa recompensa inclui uma que promove corretamente a atividade sensorial. No entanto, tenha cuidado para não estimular demais seu filho, porque isso pode chateá-lo. Recompensas pode incluir:
    • Visão: Algo que o seu filho gosta de olhar, como um livro, uma fonte de água, animais (peixe principalmente), tráfico (se você morar em um apartamento), ou assistir a um modelo de avião decolar.
    • Sons: uma música calma de um instrumento gentil, como piano, ou cantar uma música.
    • Paladar: essa recompensa é mais do que apenas comer. Ela inclui provar diferentes alimentos que ele gosta – uma variedade de frutas doces, algo salgado ou uma variedade de algo que o seu filho vê como prazeroso.
    • Cheiro: apresente diferentes aromas para o seu filho distinguir: eucalipto, lavanda, laranja ou flores diferentes.
    • Toque: areia, bolinha, embalagem de comida, como uma embalagem de batatas chips, de chiclete, de gelatina ou massa de modelar.
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Método 4 de 4: Entendendo a Causa do Mau Comportamento

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    Lembre-se de que crianças com autismo pensam ‘concretamente’. Isso significa que eles levam as coisas de forma literal e, dessa forma, você precisa ter cuidado com a forma com que você fala com elas. Antes de disciplinar seu filho, você precisa entender por que ele está agindo assim. Se você não entender a causa, você pode acabar disciplinando-o de uma forma que, para ele, reforce o mau comportamento.[11]
    • Por exemplo, se o seu filho está se comportando mal na hora de ir dormir e você não sabe por que, você pode escolher dar um tempo para ele. No entanto, esse tempo pode acabar sendo uma recompensa para o seu filho, se o objetivo dele for adiar a hora de ir para cama o máximo possível. Ao disciplinar sem entender a causa, você está mostrando para ele que, se ele se comportar mal na hora de ir dormir, ele poderá ficar acordado até mais tarde.
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    Entenda o propósito por trás do comportamento do seu filho. Quando uma criança com autismo mostra um comportamento mau, esse comportamento pode ter um propósito. Ao entender o propósito do seu filho, você pode descobrir como evitar esse comportamento indesejado e trabalhar para substituí-lo por ações mais adequadas.
    • Por exemplo, seu filho pode querer evitar algo ou uma situação, então ele pode fazer birra para evitar a situação. Ou ele pode estar tentando chamar a atenção ou ganhar alguma coisa. Às vezes, pode ser difícil saber o objetivo final – você terá que observar seu filho para entender bem.
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    Descubra o que está especificamente causando o mau comportamento. Uma dica chave para descobrir o que o seu filho está fazendo (evitando uma situação ou querendo chamar a atenção) é se ele consistentemente se comportar mal em uma situação específica. Se o seu filho apresentar um comportamento incomum em uma atividade que ele geralmente gosta, então isso pode ser um indicativo de que ele está procurando mais atenção.[12]
    • Por exemplo, seu filho pode fazer birra quando for a hora do banho. Se ele fizer isso bem antes ou durante a hora do banho, você pode concluir que ele está agindo mal porque não quer tomar banho.
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Dicas

  • Lembre-se que as sugestões acima funcionam, mas podem variar dependendo das necessidades específicas do seu filho.

Avisos

  • Para melhores resultados ao implementar as técnicas acima, é recomendado falar com o seu médico para que ele lhe recomende um bom terapeuta especialista em crianças com transtorno do espectro autista.

Fontes e Citações

  1.  Rapin, I. & Tuchman RF. (2008) Autism: definition, neurobiology, screening, diagnosis. Pediatric Clinician North America 55(5):1129–46.
  2.  http://www.healthychildren.org/English/health-issues/conditions/emotional-problems/pages/Disruptive-Behavior-Disorders.aspx
  3.  Barlow, D.H. & Durand, V.M. (2009) Abnormal Psychology: An integrative approach (5th edn). Wadsworth: CA.
  4.  http://www.brighttots.com/autism_discipline.html
  5.  http://www.healthychildren.org/English/health-issues/conditions/emotional-problems/pages/Disruptive-Behavior-Disorders.aspx
  6.  Stephens, T.J., (2014), Discipline Strategies, retrieved from www.brighttots.com/autism_discipline.
  7.  http://autismfieldwork.com/afw/node/4?q=node/22/
  8.  Myers S.M, & Johnson C.P (2007) Management of children with autism spectrum disorders. Pediatrics. 120(5):1162–82
  9.  http://autismfieldwork.com/afw/node/4?q=node/22/
  10.  http://www.healthychildren.org/English/health-issues/conditions/emotional-problems/pages/Disruptive-Behavior-Disorders.aspx
  11.  http://theautismfactor.com/what-you-should-know-before-you-discipline/
  12.  http://www.brighttots.com/autism_discipline.html
  13. Fonte:http://pt.wikihow.com/Disciplinar-uma-Crian%C3%A7a-com-Austimo

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