Pais e
profissionais estejam atentos ao desenvolvimento do bebê e da criança.
Muitos pais chegam ao meu consultório com queixas
de que seu filho com idade entre 2 anos ou 2 anos e meio, não fala, não
conseguindo se comunicar de forma convencional. Ao investigar observa-se que os
comprometimentos não são apenas na comunicação.
Seguem alguns comportamentos característicos no TEA.
Lembrando que o diagnóstico só poderá ser realizado por um
especialista e que estes comportamentos não estão presentes em todas as
crianças com a mesma intensidade, cada
pessoa é única, por isso são vários os níveis de desenvolvimento, sendo chamado
de Transtorno do Espectro Autista-TEA.
- A
criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde,
ocasionado dúvidas “será que está ouvindo bem”;
·
Durante a amamentação, a criança com
autismo não interage com a mãe;
·
Pode passar por você e não notar sua
presença;
- A criança prefere ficar sozinha;
- Não fala, não olha e demostra
certa apatia;
- Choro sem “problemas” aparentes;
- Têm uma fisionomia pouco expressiva e não
interage com outras crianças;
- Não acompanham os
acontecimentos a sua volta;
- Os autistas muitas vezes
separam os objetos por cor, tamanho, etc.
- A criança fica longo tempo
fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto;
- A criança “pode” apresentar movimentos
corporais repetitivos;
- Utiliza as pessoas como
instrumento. Leva a pessoa pela mão até o objeto de desejo;
- Pode ter ausência
de fala;
- Não consegue
brincar de forma convencional, se preocupada com partes do objeto ou
brinquedos;
- Repetição de
palavras ao invés de pronunciá-las espontaneamente.
Se forem observados comportamentos que
lhes faça ficar em dúvida, procure profissionais especializados para que sejam iniciadas
as avaliações. O diagnóstico precoce, a estimulação, a organização das atividades e tratamentos, resultarão em significativa
melhora no desenvolvimento da vida da criança.
Nilva das Graças Pontello
Psicopedagoga
Clinica e Institucional
Rua Nossa Senhora de Fátima 523, Bebedouro SP.
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